Análise do Banco Mundial
Os benefícios da queda contínua do preço de petróleo, que se regista nos últimos tempos, poderão ser consideráveis para os países em desenvolvimento importadores daquela mercadoria, caso sejam apoiados por um crescimento global mais forte, conclui uma análise do Banco Mundial.
“Para os fazedores de políticas nos países em desenvolvimento e importadores de petróleo, a queda dos preços de petróleo apresenta uma janela de oportunidade para realizar reformas de política orçamental e estrutural, bem como para o financiamento de programas sociais”, sugere o estudo.
Para os grandes exportadores do petróleo, os desafios são grandes. Segundo a instituição financeira internacional, eles poderão ser negativamente afectados cortando, desta forma, as suas perspectivas de crescimento económico. Isto poderá acontecer como consequência do corte de investimentos em novos projectos petrolíferos.
“Isso iria em particular perigar o investimento em alguns países de baixo rendimento, ou em fontes não convencionais, tais como xisto betuminoso, arreias asfálticas e campos petrolíferos de águas profundas”, conclui a análise.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Fonte: O País
0 Comentários