Subscribe Us

COVID-19: Moçambique registou mais 4 casos neste domingo


O país registou, nas últimas 24 horas, mais quatro novos casos de infecção pelo novo Coronavírus, resultantes da testagem de 85 amostras suspeitas, segundo informação partilhada esta tarde, 19 de Abril, pela directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, durante a habitual conferência de imprensa de actualização de dados da Covid-19.
Com este número, Moçambique passa a contar com 39 casos positivos, dos quais 31 de transmissão local e 8 importados. Os quatro casos positivos em referência estão relacionados com a investigação em curso em Cabo Delgado, sendo que 1 está em Afungi e outros três na cidade de Pemba. Todos apresentam sintomatologia ligeira, por isso, encontram-se em isolamento domiciliar.
A responsável anunciou que o país registou nas últimas 24 horas 4 recuperados, passado a ter um total cumulativo de oito.
Rosa Marlene, directora nacional da saúde pública


Rosa Marlene reiterou a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas de prevenção já anunciadas pelo Ministério da Saúde, bem como o uso de máscaras, sempre que estiverem em lugares de grande aglomeração de pessoas e em transportes públicos.
Na ocasião, o director-geral do INS, Ilesh Jani, apresentou a evolução da epidemia nas últimas quatro semanas no país, indicando que a mesma é similar a dos países da região da África Austral, embora a Tanzânia, que teve os primeiros casos muito recentemente, esteja a registar uma subida rápida.
Durante o período em análise, o Instituto Nacional de Saúde testou um cumulativo de 1037 casos suspeitos, dos quais 39 foram positivos, sendo que maior parte (82 por cento) são homens e de nacionalidade moçambicana.
Em termos de sintomatologia, o responsável explicou que maior parte dos doentes é assintomático, na ordem de 54 por cento, 41 leves e 5 por cento moderados.
Por outro lado, explicou que o total de casos positivos já registado resultou em 440 contactos, dos quais 314 continuam em seguimento e 126 tiveram alta por não terem demonstrado nenhuma sintomatologia durante a quarentena ou os testes deram negativo.
Em relação ao caso de Cabo Delgado, detectado a 1 de Abril e que constitui a maior rede de contactos, disse que resultou, até ao momento, em 29 positivos, sendo que 14 estão em Afungi, seis em Pemba, cinco na Cidade de Maputo e quatro na província do mesmo nome.
FONTE: MISAU

Enviar um comentário

0 Comentários