Subscribe Us

FUMINHO: Detido/Expulso e Encarcerado: traficante brasileiro em fuga há 21 anos, foi detido e expulso de Moçambique



ÍNDICE DA NOTÍCIA:
1. A Prisão

2. A Expulsão do país
3. A chegada em Brasil


1. PRISÃO DE FUMINHO EM MOÇAMBIQUE

Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve em Maputo na terça-feira 13 de abril, o traficante mais procurado do brasil e pela polícia internacional.

Trata-se de Gilberto Aparecido Dos Santos, nos meandros do crime organizado conhecido como Fuminho. Ele é procurado pelas autoridades brasileiras há mais de 21 anos.
FUMINHO sendo detido pela SERNIC num Hotel em Maputo

Nesta terça-feira, o porta-voz do SERNIC, Leonardo Simbine, explicou a jornalistas que a captura do presumível criminoso brasileiro surge no âmbito das acções de combate ao crime organizado transnacional, através da cooperação entre a Policia Federal Brasileira, a DEA e a Interpol. Com cerca de um mês em Moçambique, Gilberto Aparecido Dos Santos, foi captura num dos hotéis de luxo localizado no centro da capital do país, na companhia de mais dois supostos comparsas de nacionalidade nigeriana.
“No momento da detenção destes três indivíduos, foram encontrados na sua posse três passaportes (dois nigerianos e outro brasileiro em nome de Luís Gomes de Jesus, documento este que é falso), 100 gramas de cannabis-sativa, 15 telemóveis de diversas marcas, cinco malas, uma pasta, uma viatura e respectiva chave, 34 mil e 700 meticais, 5.040 rands e três relógios”.
PRISÃO DE FUMINHO EM MAPUTO, (Vídeo: VOA)

2. A EXPULSÃO DE FUMINHO DO PAÍS
O traficante saiu do país numa aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que decolou da base aérea de Mavalane, em Maputo, com destino ao Brasil à 1h30 da manhã deste domingo (19).
Aeronave das FAB-Forças Armadas Brasileiras no Aeroporto de Mavalane, Maputo

O Ministério do Interior de Moçambique decidiu Expulsar do país Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como "Fuminho", um dos traficantes de droga mais procurados pela justiça brasileira, anunciou este domingo (19.04,) o Governo moçambicano.
"Aquando da entrada no território moçambicano, o cidadão Luiz Gomes de Jesus, também conhecido por Gilberto Aparecido dos Santos, não observou os procedimentos e a entrada irregular no país é fundamento para expulsão administrativa", lê-se num documento do Ministério do Interior moçambicano distribuído à imprensa.
Fonte citada pelo diário eletrónico Carta de Moçambique indica que "Fuminho" partiu do Aeroporto de Maputo para o Brasil na madrugada deste domingo, num avião da Força Aérea Brasileira, sob controlo da Polícia Federal.
O despacho de expulsão de Moçambique interdita ainda "Fuminho" de entrar no território moçambicano por um período não inferior a 10 anos.
"Sobre o cidadão decaía um mandado internacional de captura emitido pelas autoridades brasileiras, devidamente notificado no sistema da Interpol e executado pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal", acrescenta o documento.

Momento que o SERNIC-Serviço Nacional de Investigação Criminal entrega o FUMINHO à PF-Polícia Federal (Vídeo: TV Miramar)

O brasileiro é também suspeito de ser o financiador de um plano de resgate de Marcos Willians Camacho, conhecido como 'Marcola', o líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior fação criminosa do Brasil, preso em Brasília.
De acordo com a imprensa brasileira, "Fuminho" fugiu da prisão em 1998, no mesmo dia que Marcola também escapou, e escondeu-se em países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.

3. CHEGADA DE FUMINHO A BRASIL
Neste domingo 19 de abril de 2020, escoltado por agentes da Polícia Federal, passou pelo Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos a caminho da prisão de segurança máxima em Catanduvas no Paraná. Ao aterar no brasil, fuminho foi recebido por um forte contigente policial.
FUMINHO, Chegando na penitenciária

Fuminho foi levado para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, por volta das 14h deste domingo. Ele deve ficar lá provisoriamente e depois será levado para outro presídio federal: Brasília (DF), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) ou Campo Grande (MS).


Vídeos: Polícia Federal

Enviar um comentário

0 Comentários